voltar para as notícias
Rádio Globo sai vitoriosa de longa disputa de direito autoral envolvendo suas tradicionais vinhetas esportivas. 

Em 17 de novembro de 2020, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) sobre disputa de direito autoral envolvendo vinhetas veiculadas pela Rádio Globo, como “Rádio Globo-o-o-o”, “Fluminense-e-e-e” e “Fla-men-go-o-o”1.

O litígio se iniciou em 2009 e o autor João Rolón reivindicou o pagamento de direitos autorais na qualidade de criador das vinhetas. O pedido foi julgado parcialmente procedente em primeira instância, garantindo o pagamento de indenização pelo uso de suas vinhetas pelos 3 anos anteriores à propositura da ação. Entretanto, em apelação interposta pela Rádio Globo, a decisão de primeiro grau foi revertida, tendo o pedido sido julgado improcedente porque o autor não exerceu seu direito por muito tempo. O STJ manteve o entendimento de que existiria um contrato verbal válido entre as partes sobre o uso gratuito das vinhetas.

O ministro destacou que o contrato verbal foi observado pelas partes de forma pacífica por diversos anos e a modificação do comportamento de uma das partes não condiz com a boa-fé objetiva, fazendo com que seja presumida a renúncia dos valores a receber a título de direitos autorais.

1 Recurso Especial 1.643.203

Mais informações disponíveis em: https://migalhas.uol.com.br/quentes/336513/fla-men-go-o-o—radio-globo-vence-disputa-de-direito-autoral-de-vinhetas-esportivas-com-eco-no-fim