voltar para as notícias
Presidente sanciona lei que agrava penalidades a crimes cibernéticos.

A Presidência da República sancionou lei que modifica o Código Penal, de forma a agravar penalidades aplicáveis a infrações cometidas em e por meios cibernéticos. Aprovada pelo Congresso Nacional em maio de 2021, a Lei 14.155/2021 é vista como uma tentativa de conter o aumento no número de crimes cometidos através da Internet em 2020.

Entre as alterações promovidas pela lei, destaca-se o aumento da pena do crime de invasão de aparelhos de informática para obtenção, modificação ou destruição de dados, de 3 meses a 1 ano de detenção, para 1 a 4 anos de reclusão. Paralelamente, a norma estabelece pena de reclusão de 2 a 5 anos, acrescida de multa, caso tal invasão ocasione o recebimento de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais, entre outros dados confidenciais.

A expectativa de parte dos especialistas é de que a lei produzirá efeito pedagógico, inibindo indivíduos que costumam praticar tais crimes por meios cibernéticos.

Mais informações disponíveis em: https://www.migalhas.com.br/quentes/346274/lei-que-torna-crimes-cometidos-pela-internet-mais-graves-e-sancionada