voltar para as notícias
O protagonismo de instituições públicas de P&D e as dificuldades do setor privado no sistema de inovação brasileiro.

Em junho de 2020, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi premiada pela empresa americana Clarivate Analytics por ser a universidade brasileira com o maior número de patentes entre 2010 e 2019 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A instituição também foi apontada como líder do ranking dos maiores depositantes de patentes residentes no Brasil entre 2014 e 2019, no qual também se destacaram a Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Petrobras e Universidade Federal de campina Grande (UFCG).

Ao receber o prêmio, a reitora da UFMG Sandra Regina Almeida destacou a capacidade de produção de conhecimento original e inovador da instituição, porém ressaltou que a patente não é garantia de comercialização do produto. Agora, a intenção da universidade é que as tecnologias alcancem o mercado consumidor, através de contratos de transferência e licenciamento de tecnologia.

Enquanto o protagonismo das instituições públicas brasileiras e a excelência de seus pesquisadores são comprovados pelas boas colocações nos levantamentos acima, também é notória a baixa participação das empresas privadas: considerando os mesmos dados de 2014 a 2019, o setor privado aparece a partir da sétima colocação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) Robson de Andrade afirmou, em um relatório elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que os investidores tem dificuldade em identificar bons projetos de inovação. Além disso, há poucos fundos de capital de risco no Brasil; e os altos riscos associados a projetos de inovação são somados às incertezas socioeconômicas do país, o que inibe o sistema bancário a financiar projetos. Neste último caso, ele considera que seja necessário um maior empenho governamental em fornecer crédito para as empresas, assim como maior investimento na compra de tecnologias capazes de estimular o desenvolvimento tecnológico.

Mais informações podem ser obtidas em https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/2021/07/1031279-com-timidez-do-setor-privado-universidades-lideram-patentes-no-brasil.html.