voltar para as notícias
Ministério da Economia lança a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual.

Durante cerimônia comemorativa de 50 anos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que ocorreu em 11 de dezembro, o Ministério da Economia lançou o documento denominado “Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual” (ENPI), cujo objetivo consiste em estabelecer um Sistema Nacional de Propriedade Intelectual eficaz, capaz de estimular a criatividade e os investimentos em inovação para promover a competitividade e o desenvolvimento socio econômico brasileiro.

O documento foi elaborado pelo Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) e contém as contribuições feitas pela sociedade (especialmente pelo setor privado). Contendo mais 210 ações com potencial de transformação do sistema de propriedade intelectual nacional, a ENPI atua em 7 áreas:

  1. Propriedade Intelectual para a Competitividade e o Desenvolvimento;
  2. Disseminação, Formação e Capacitação em PI;
  3. Governança e Fortalecimento Institucional;
  4. Modernização dos Marcos Legais;
  5. Observância e Segurança Jurídica;
  6. Inteligência e Visão de Futuro; e
  7. Inserção do Brasil no Sistema Global de PI.

As ações propostas na ENPI serão organizadas em Planos de Ação bienais, visando a efetiva implementação, monitoramento e eventuais ajustes ao longo do processo. O lançamento do primeiro Plano de Ação está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Maiores informações podem ser obtidas em:https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/cerimonia-marca-50-anos-do-inpi-e-lancamento-da-estrategia-nacional-de-propriedade-intelectual

A Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual está disponível, na íntegra, em:https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/dezembro-1/arquivos/estrategia-nacional-de-propriedade-intelectual.pdf