voltar para as notícias
INPI lança a primeira edição do Manual de Desenhos Industriais

Em 7 de janeiro de 2019, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) oficializou, através da Resolução nº 232/2019, o manual de desenhos industriais, consolidando as diretrizes e procedimentos relacionados ao exame de pedidos de registro de desenhos industriais.

Dentre os tópicos do manual, há o posicionamento do INPI quanto ao direito de prioridade e proteção de partes de objeto. Segundo o manual, não será aceito pedido de desenho industrial relacionado a partes de objeto que não subsistem de forma separada, não podendo ser destacadas sem comprometer a integralidade da configuração e desde que o objeto esteja integralmente revelado. Neste caso, os desenhos deverão ilustrar a configuração completa do objeto em linhas contínuas.

Já em relação à manutenção do direito de prioridade, o INPI esclarece que, caso o objeto possua elementos não pleiteados na prioridade unionista, ou seja, representado por linhas tracejadas, estes deverão ser incorporados à reivindicação do objeto no pedido nacional através do preenchimento das ditas linhas tracejadas, configurando objeto que subsista por si.

O manual entrará em vigor a partir de 9 de março de 2019 e encontra-se disponível na íntegra em http://www.inpi.gov.br/noticias/manual-de-desenhos-industriais-consolida-procedimentos-de-exame/view.

Caso precise de informações adicionais, por favor, entre em contato em designs@murtagoyanes.com.br.