voltar para as notícias
Em Pauta – ANCINE passa a adotar política de cotas no Concurso Produção para Cinema 2018

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) passa a adotar política de cotas para mulheres, negros e indígenas no Concurso Produção para Cinema 2018, que destina cem milhões de reais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) a projetos de longa-metragem independentes de ficção, documentário ou animação.

A alteração no edital do concurso prevê que ao menos 35% dos valores investidos pelo FSA deverão ser alocados a obras dirigidas por mulheres ou mulheres transexuais/travestis e, pelo menos 10% desses valores, serão reservados a filmes com diretores(as) negros e indígenas.

A decisão foi baseada nas demandas de entidades e associações do setor audiovisual, bem como no amplo diagnóstico feito pela ANCINE sobre gênero e raça no setor audiovisual brasileiro, que detectou que 75,4% dos filmes lançados em 2016 foram dirigidos por homens brancos. Com a medida, a ANCINE espera diversificar a produção audiovisual nacional, incentivando produtos que reflitam a imagem e a realidade da população brasileira.

O comunicado está disponível, na íntegra, no endereço https://www.ancine.gov.br/pt-br/sala-imprensa/noticias/aprovadas-cotas-para-mulheres-negros-e-ind-genas-em-edital-para-produ-o