voltar para as notícias
Brasil sobe em ranking global de inovação

Em 2 de setembro de 2020, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) divulgou o Índice Global de Inovação (Global Innovation Index) 2020. Nesta edição, é discutida a importância do suporte financeiro para atividades de inovação através de um mapeamento dos mecanismos atuais de financiamento e considerações quanto aos desafios existentes e tendências de evolução.

Na classificação dos países quanto à inovação, o Brasil passou a ocupar o 62º lugar. Apesar de estar ainda distante da 47ª posição (ocupada em 2011), o país subiu quatro posições em relação a 2019. Considerando a América Latina e Caribe, o Brasil ocupa a 4ª posição, atrás do Chile, México e Costa Rica.

Além disso, a intensidade de atividades em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil é comparada à existente em alguns países europeus. O Brasil também apresenta bom desempenho quanto à produção de artigos científicos e técnicos, e também em relação a patentes, quando comparado a outros países da América Latina e Caribe.

Todavia, para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que contribui na produção e divulgação do relatório desde 2017, a melhoria apresentada pelo país não é compatível com seu potencial. Deve-se melhorar o financiamento à inovação, assim como fortalecer parcerias, estruturar políticas de longo prazo e priorizar a formação de profissionais qualificados.

O relatório pode ser consultado, na íntegra, em https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_gii_2020.pdf.

Mais informações estão disponíveis em https://www.istoedinheiro.com.br/brasil-fica-em-62a-posicao-no-indice-global-de-inovacao/ .