voltar para as notícias
Ancine aprova chamada pública do FSA – Novos realizadores 2022

Durante a Reunião de Diretoria Colegiada do dia 21 de janeiro de 2022, a Agência Nacional do Cinema  (ANCINE) aprovou a autorização da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA – NOVOS REALIZADORES 2022 com objetivo implementar o Plano de Ação aprovado pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial (CGFSA). Em síntese, a Chamada é dirigida à seleção, em regime de concurso público, de propostas de novos realizadores de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, documentário e animação com destinação inicial ao mercado de salas de exibição, apresentadas por meio de produtoras brasileiras independentes.

Segundo a deliberação, foi verificada a disponibilidade financeira do fundo para realização dos investimentos e remuneração dos agentes financeiros. Ao todo, serão destinados R$ 35.000.000,00 (trinta e cinco milhões de reais). Destes recursos, no mínimo 40% (quarenta por cento) serão destinados a projetos audiovisuais de produtoras independentes sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e no mínimo 20% (vinte por cento), a projetos audiovisuais de produtoras independentes sediadas na região Sul ou nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 14 de março e até 13 de maio de 2022. O edital está disponível nos sites do FSA e do BRDE.