voltar para as notícias
Ancine aprova chamada pública do FSA – Coprodução Internacional Cinema 2022

A Agência Nacional do Cinema  (ANCINE) aprovou, dias atrás, a autorização da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA – COPRODUÇÃO INTERNACIONAL CINEMA 2022, destinada à seleção de propostas de novos realizadores de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, documentário e animação com destinação inicial ao mercado de salas de exibição, realizados em regime de coprodução internacional.

O regime de coprodução internacional permite que uma obra audiovisual realizada com recursos captados por uma produtora brasileira ao lado de outra produtora estrangeira seja reconhecida como obra nacional em ambos os países. Para isso, o projeto deve ser aprovado pelos órgãos governamentais competentes do Brasil e do outro país.

Atualmente, o Brasil é signatário de acordos internacionais com diversos países, como Alemanha, Portugal, Argentina, Itália e Reino Unido. Este tipo de acordo facilita a realização da coprodução internacional, uma vez que, em geral, simplifica os critérios de aprovação e produção, tornando a parceria entre as produtoras mais atrativa.

Segundo a deliberação, foi verificada a disponibilidade financeira do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) para realização dos investimentos e remuneração dos agentes financeiros. Ao todo, serão destinados R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de Reais). Destes recursos, no mínimo 40% (quarenta por cento) serão destinados a projetos audiovisuais de produtoras independentes sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, no mínimo, 10% (vinte por cento) a projetos audiovisuais de produtoras independentes sediadas na região Sul ou nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 18 de abril e até 17 de junho de 2022. O edital está disponível nos sites do FSA e do BRDE.