voltar para as notícias
Em Paulta – INPI continua a expandir a cooperação internacional através de acordos PPH

Seguindo seu Plano de Ação de 2018, o INPI continua a expandir a cooperação internacional através de acordos PPH (Patent Prosecution Highway). O novo acordo foi assinado com o Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UKIPO, na sigla em inglês) durante a 10ª reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Reino Unido-Brasil (JETCO, na sigla em inglês).

Através do acordo PPH, um pedido de patente já concedido no Brasil poderá ter seu exame acelerado no Reino Unido (e vice-versa), o que pode reduzir o prazo para exame do pedido brasileiro de cerca de 10 anos para 9 meses. O PPH entre o INPI e o UKIPO entrará em vigor no terceiro trimestre de 2018 e admitirá até 100 pedidos de patentes por ano. Os campos tecnológicos aplicáveis serão decididos posteriormente pelos dois institutos.

Atualmente, o Brasil possui projetos de PPH com o Japão, Estados Unidos, China, o Escritório Europeu de Patentes e os países latino-americanos que fazem parte do projeto denominado Prosur.

O comunicado está disponível, na íntegra, no endereço www.inpi.gov.br/noticias/brasil-e-reino-unido-assinam-acordo-para-acelerar-exame-de-patentes